Páginas

sábado, 6 de setembro de 2008

Pré-escolar I - Amor ao parque

Eu estudava em uma escola chamada Dair José Lourenço, eram poucas crianças na sala a maioria dos alunos nas classes era meninas, era uma escola simples, tinha um parquinho de areia branca, uma casinha com aqueles escorregadores e balanços em baixo, um pé de manga enorme no meio desse parquinho, entre outros briquedos sem graça...a disputa mesmo era pela casinha do parque. Quando eu chegava cedo na escola, ía para o parquinho, quando era hora do recreio... ía para o parquinho! Quando era sexta-feira tínhamos apenas os horários antes do recreio e depois a esperada "RECREAÇÃO" onde eu também ía para o...parquinho!
Todos da escola amavam o parquinho! Era lá que todo mundo se encontrava quando chegava cedo na escola ou depois de comer no recreio. Me lembro de muitas vezes que eu chegava cedo na escola e ficava sozinha naquele parquinho acariciando aquele pedaçinho de "musgo verde" no tronco do enorme pé de manga, que olhando bem... parecia ser o teto do parquinho. Depois esperava ver o aparecimento de cada criança ali, cantando músicas da Angélica e balaçando bem alto, e me achando por ter chegado primeiro que todos (Me pergunto agora: Por que será que crianças tem orgulho de serem as primeiras a chegarem nos lugares?).
Eu fazia o Pré, a sala do pré tinha uma porta de vidro de listrinhas relevo com grades cinzas, isso deixava a vista do parquinho embaçada.
Um dia choveu, e a professora Mariza não deixou ninguém ir para o parquinho, ficamos revoltados porque a professora da 1 série deixou eles irem e a nossa não, Mariza então disse:
"Deixem eles no parquinho, vocês não vão ficar doentes por minha permissão. Um dia eles vão enjoar do parquinho e vocês também! Mas como eles são mais velhos, irão enjoar primeiro e então o parquinho será de vocês por algum tempo...(deu uma pausa) até vocês enjoarem também."
Nunca mais esqueci isso, e lembro que olhei para a porta na qual vi aquela imagem embaçada do parquinho e disse em voz baixa para mim mesma:
"Jamais vou enjoar de parquinhos."




(Eu ainda gosto de parquinhos.)

Nenhum comentário: