Páginas

domingo, 24 de outubro de 2010

Aguaceiro danado.


Quem não esteve na capital em julho (período de férias para alguns) se espantou ao voltar, e perceber que a fumaça estava por todos os lados. A cidade estava coberta de “névoas” que mais parecia um filme de terror. O horizonte da cidade, de onde se viam planaltos de curvas verdes e inalcançáveis, agora estava devastado pelo fogo insaciável que iluminava as noites e dias da cidade e queimava a consciência do cidadão abafado.Desde agosto, passamos por um período de seca extremamente conturbador.

Perceptivelmente, neste período de sol “rachando”, é de se observar que nas rotatórias os jatos de água estão sistematicamente a encharcar não só as gramas como os asfaltos, enquanto em alguns bairros a água da população nunca chega.

A justificativa da assessora de comunicação da Saneatins (companhia de saneamento do Tocantins), Jesuíta, responde que “os jatos de água nesses jardins e rotatórias, a Saneatins não tem nada a ver, isso aí é da prefeitura, a prefeitura que faz a captação de água, e a captação não é feita no mesmo local de captação de água da Saneatins.”

O engenheiro civil da Saneatins, José Vicente Marino, já havia alertado em setembro sobre possibilidades concretas de racionamento de água na capital. Os mananciais dos rios estavam cada vez mais ameaçados, e caso a seca continuasse, os rios Brejo comprido e Água fria estavam seriamente em riscos de escassez. Segundo o engenheiro, a Saneatins também fez investimentos grandiosos ao dar andamento às obras que chegassem as margens da TO-050 para bombear a água do rio Taquaruçu. “É a fonte que temos com mais disponibilidade para abastecer a região norte da cidade”, disse. Acrescentou também que “devido a seca, a umidade do ar, e ao calor que aumenta neste período, as famílias consomem mais água, consequentemente, acabam tendo um talãozinho um pouco mais caro neste período.” Joaquim Maia, gerente do pólo de água e manutenção de Palmas, disse que a prefeitura retira água do lago Sussuapara e afirma que a água não é tratada e nem fornecida pela Saneatins, comenta mais tarde que até era, mas devido os susurros reclamões da população, boicotou-se.

Nesse “ping-pong” de culpas, a prefeitura pronunciou-se apenas com um comentário: “A única responsável por todo tipo de fornecimento de água na capital é a Saneatins.” Nos deixando num mistério que só cessa quando chove de novo.

Nenhum comentário: