Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Aqueles poucos kilos que resolviam ficar.

"Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência."
Léon Tolstoi


Quando eu ia acordando sozinha naqueles dias, também vinha vorazmente minha dor, e ela vinha não me deixando respirar direito, retirando aquele sonolento sossego, me pertubando de culpa e me avisando o quanto eu não podia ser feliz depois de ter vivido todo aquele pêteco. Um dia, em meio a desasosssego, eu resolvi acordar e ir direto para onde o sol me atingisse, e ele se inundou na minha pele e me aqueceu de tal maneira, que não deixava mais eu mesma me congelar. E por acaso, eu finalmente tinha com quem contar, pois assim que amanhecia, e eu ia acordando, e vorazmente também viesse minha dor, em meio ao insuportável acordar sozinha eu me entregaria ao sol, e ele me acenderia naquela agradável certeza de que sempre estaria lá fora, não me esperando assim que eu acordasse, mas apenas amanhecendo os dias como simplesmente lhe cabia. 
Depois de descobrir o sol, a parte mais difícil do dia era  apenas comer. Não que eu fosse dessas frescuras de moça, mas assim como eu era capaz de me congelar ao acordar, meu estômago também resolvia que era dos ressentimentos  que iria se alimentar, e então não sobrava espaço  lá dentro, pra comida se movimentar,  e pra fora eu vomitava meu desespero.
Sobrava na barriga mesmo, uns dez mil conselhos. Eram de graça, e  perteciam a todos os malucos que eu mesma decidi procurar escutar. Minha crença em seus conselhos era mais sem graça que o formato que meu corpo ia tendo com aqueles poucos kilos que resolviam ficar. Mas buscar escutá-los parecia  trazer as pistas do remédio que faria esse sofrimento passar. E em meio aquelas histórias desatinadas, a coincidência estava num sossego que também era o meu maior desejo: "vai passar".  A partir dai, acordar sozinha  ainda era muito difícil, mas começava a ser mais tranquilo se finalmente eu tinha um desejo.

Nenhum comentário: